portes grátis para as encomendas acima de 25 euros

EN FR PT
FACEBOOK INSTAGRAM

Rotina produtiva: como organizar o teu dia-a-dia em casa?

rotina produtiva organização melhorar o teu dia a dia caderno planner semanal atingir os teus objetivos

 

O teletrabalho continua a ser aposta para muitas empresas. Mas, para quem está em casa, nem sempre é fácil. A linha que separa a vida pessoal da profissional é muito ténue quando as duas partilham o mesmo espaço físico. Assim sendo, ter uma boa organização diária é fundamental para criar uma rotina produtiva. Nesse sentido, existem dicas que te ajudam a atingir os objetivos a que te propões e nós partilhamos contigo cinco delas.

 

As cinco dicas que te ajudam a organizar o dia-a-dia em casa para uma rotina produtiva

 

Constrói o escritório dos teus sonhos

Já que tens que trabalhar em casa, que o faças num local tranquilo e bonito. Define as metas a alcançar e cola-as na parede. Organiza as canetas por cores e escolhe cadernos que alimentem a tua criatividade. Podes, até, imprimir imagens ou mensagens inspiradoras e afixá-las. As opções para tornar o teu escritório mais acolhedor e organizado são muitas. Além disso, se no teu trabalho tens café sempre disponível ou uma máquina de snacks, porque não ter isso em casa? Transforma a tua máquina de café e cria snacks – saudáveis – que terás sempre à mão na cozinha.

 

Fazer pausas conjuga com rotina produtiva

Estar ligada ao trabalho 12 horas por dia já não se justifica. Na realidade, o Ser Humano precisa, cada vez mais, de se distrair para, posteriormente, voltar a estar focado. É por isso mesmo que te aconselhamos a desenvolver hábitos de vida saudável que contribuem para uma rotina produtiva. Um desses hábitos deve ser o de realizar pausas ao longo do dia. Depressa te vais aperceber de que, após esses momentos, a tua concentração regressa em força. Contudo, se sentes que te é difícil realizar essas pausas, deves passar a vê-las como uma obrigação. Experimenta anotá-las na tua agenda de afazeres diários e, com o tempo, vais notar que aqueles 10 minutos fazem toda a diferença.

 

Reflete sobre a anterior versão de ti própria em 2019

Pensar como estarias a agir, em determinada situação, antes da pandemia e, consequente, teletrabalho é um momento de reflexão interessante. É uma forma de avaliares o teu desenvolvimento pessoal e perceberes em que ponto te encontras. Estarias, naquele momento, a dar mais importância às relações humanas, ou não? Trocarias um e-mail ao invés de te dirigires à secretária da outra pessoa? Seres capaz de atingir objetivos passa, em muito, por seres capaz de te avaliares a ti própria. Desta forma, consegues retirar o lado mais e menos positivo de cada experiência que vais vivendo.

 

Sair de casa para caminhar é fundamental para uma rotina produtiva

Tinhas por hábito sair de casa e ires até ao escritório. Agora isso acabou e o teu percurso resume-se em deslocações quarto-cozinha-escritório. Pois bem, a solução passa simplesmente por “inventares” um percurso perto de tua casa e caminhares. Desloca-te do ponto A ao ponto B e aproveita esse momento solitário para ouvir música, podcasts ou refletir sobre ti mesma. Um plano de desenvolvimento pessoal deve sempre incluir momentos em que estás apenas contigo própria. E, entre organizar tarefas no trabalho, isso nem sempre é fácil. Por isso, esta é uma boa forma de conseguires esses minutos diários.

 

Reduz o tempo das reuniões

O teu planner semanal é um dos teus melhores amigos na criação de uma rotina produtiva. Isto, porque deves anotar nele todos os compromissos que tens, assim como usá-lo enquanto agenda de tarefas diárias. Desta forma consegues conciliar o tempo de que precisas para trabalhar e o tempo que dedicas a reuniões. Ora, é o tempo destas últimas que deves analisar e evitar que se prolongue. Tem em atenção todos os percalços que possam existir e define um horário e uma duração para cada reunião. Desta forma, escapas à tendência de dispersão nos assuntos, sem que nada de concreto seja discutido.  

 

A organização é, sem dúvida, um dos grandes pilares de uma rotina produtiva. É desta forma que consegues atingir o teu objetivo pessoal ou objetivo profissional. Ainda que a tua realidade profissional se tenha alterado devido à pandemia, o importante é que continues a definir objetivos, sendo capaz de te adaptares à realidade atual. O teletrabalho instalou-se em muitas casas, mas tal situação não deve ser impeditiva a que ambiciones crescer mais! Conta-nos, estás em teletrabalho? Como te adaptaste?

Share:

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *