portes grátis para as encomendas acima de 25 euros

EN FR PT
FACEBOOK INSTAGRAM

Como lutar contra a ansiedade : guia completo

lutar contra a ansiedade dicas ansiedade stress crises de pânico melhorar a tua organização relaxar a pressão loja bem estar

 

Dias agitados, preocupações ou muito trabalho podem tornar a vida de todos nós num autêntico inferno. A realidade que se vive também nos leva a readaptar formas de vida e a pensar na incerteza que pode chegar. Todos estes cenários fazem com que por vezes seja impossível manter um pensamento positivo e otimista. Assim, tudo pode tornar-se muito mais difícil, levando a pessoa a sentir-se mais nervosa ou stressada. Lutar contra a ansiedade é cada vez mais uma das preocupações que a sociedade enfrenta, levando muitas das vezes a momentos de desespero que podem traduzir-se mais tarde em ataques de ansiedade.

Cuidar da tua saúde mental deve estar sempre em primeiro lugar. Tão importante como cuidar do teu corpo é também cuidar da tua mente. Nem sempre pode parecer fácil, mas uma dose de autoconfiança e força podem realmente trazer dias muito mais risonhos. Não fiques parado e dá aquela reviravolta positiva que tanto precisas na tua vida. Não sabes como começar? Então continua a ler e fica a saber tudo sobre como lutar contra a ansiedade neste guia completo.

 

Todos as dicas para lutar contra a ansiedade

Pode parecer um termo muito complexo, mas a ansiedade pode ser realmente explicada. Ela é uma emoção que pode ser caraterizada por sentimentos de preocupação, tensão ou insegurança. Por sua vez, pode dar origem a alterações físicas como aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, tonturas ou secura da boca. Em outras situações a ansiedade pode ser encarada como algo bastante útil, pois pode ajudar-te a identificar situações de perigo.

Lutar contra a ansiedade não se revela fácil, nem resolvida logo no primeiro minuto. Existem medicamentos convencionais que podem atenuar os sintomas, mas também é possível tratar a ansiedade de forma natural. Ficaste curiosa? Deixamos aqui ótimas dicas de como lutar contra a ansiedade.

 

Questiona-te se consegues resolver a situação

Um turbilhão de pensamentos que não saem da tua cabeça? Estás excessivamente preocupada com um problema que não te deixa dormir todas as noites. É importante parares para pensar e fazer algumas perguntas a ti mesmo. Questões como por exemplo: “O que pode depender de mim?” “Como posso lidar com esta situação” ou “O que posso fazer para evitar que tal situação aconteça.” Estas perguntas permitem que penses sobre a situação em si e encontres alternativas que permitem que te esqueças realmente do que está a acontecer. A ansiedade desaparecerá uma vez que o teu cérebro está ocupado e os sintomas não aparecerão. Nada melhor como praticar!

 

Aliviar estresse diário

Pessoas com predisposição para a ansiedade necessitam urgentemente de aliviar o stress. Sabias que existem muitas formas para isso? Se queres lutar contra a ansiedade podes experimentar a meditação, pois é uma ótima forma de libertar toda a tensão acumulada do teu corpo. Assim, encontrarás o equilíbrio perfeito entre a combinação de técnicas de respiração e corporais.

 

 

Anota os teus pensamentos e não só para lutar contra a ansiedade

Pensamentos perdidos e uma autêntica desorganização na tua casa e na tua cabeça? Está na hora de fazer uma limpeza à tua mente e à casa também. Para reduzir a ansiedade da correria diária anota numa agenda todas as tarefas diárias. Poderá ajudar a alivar o stress sabendo que o teu dia está todo planeado e que as tarefas que tens para fazer serão cumpridas porque tens tudo organizado. Nada melhor do que um planner semanal para no fim de cada semana começares a organizar a próxima. A ansiedade vai embora e reina por completo a harmonia.

 

Faz desporto

Passar 8 horas à frente de um computador pode realmente deixar o teu corpo em quebra total. Por isso, um estilo de vida sedentário só irá potenciar crises de ansiedade. A tua saúde mental só sairá prejudicada e está na hora de dizer chega! Por isso, tenta manter-te ativa fazendo atividade física diária. As hormonas da felicidade como as endorfinas e a serotonina são ativadas quando é realizado exercício físico. Ficarás ao mesmo tempo muito mais tranquila e relaxada. No entanto, treinar apenas uma vez não é o suficiente. Assim, deverás realizar exercícios aeróbicos ou treinos de cardio para estimular o corpo e a mente. Foge da rotina!

 

Bebe um bom chá

Lutar contra a ansiedade é sempre um enorme desafio. Se a ansiedade é muito forte, por vezes pode fazer com que o apetite desapareça. Por isso para aliviar o stress nada melhor que chá verde que é rico em antioxidantes e que ajudará a eliminar todas as impurezas e substâncias nocivas do teu corpo. A maioria dos chás funcionam como sedativos leves e suaves que podem ajudar no controlo da ansiedade. Existem ainda outras plantas bastante conhecidas como a camomila, a valeriana e a passiflora.

 

Tenta controlar sempre a tua respiração para lutar contra a ansiedade

Com as crises da ansiedade surge também uma respiração incontrolável e uma sensação de aperto. Assim, para reduzir a pressão no nosso sistema nervoso o que devemos fazer é controlar a nossa respiração. Pode parecer fácil, mas para quem vive com ataques de ansiedade constantes pode revelar-se muito complicado. Assim, deverás inspirar lentamente pelo nariz com a boca fechada. Ao inspirares a tua zona abdominal irá expandir-se. Depois é só expirar lentamente deixando o ar sair pela boca. São momentos como estes que te trazem alguma tranquilidade e conforto e podes repeti-los sempre que te sentires mais aflito.

 

Mantem-te por perto de quem mais gostas

Lutar contra a ansiedade não tem de ser um processo em que tens que estar sozinha. A nossa família e amigos serão sempre o nosso maior apoio e suporte em tempos mais difíceis. Por isso, permanecer junto daqueles que mais amamos é muito importante para o nosso bem estar e equilíbrio emocional. Nunca te esqueças de reservar parte do tempo para a tua família e para cuidar de ti.

 

Depois de todas estas dicas está na hora de mudares por completo a tua vida ou ajudar alguém que te é muito querido a lutar contra a ansiedade. Mais do que tudo é muito importante cuidares da tua saúde mental. O teu equilíbrio emocional está sempre em primeiro lugar!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *