portes grátis para as encomendas acima de 25 euros

EN FR PT
FACEBOOK INSTAGRAM

Journaling : o que é, como fazer e os seus benefícios 

sokaho loja online loja lifestyle organização diária melhorar a tua organização planner cadernos calendário jornaling bem estar

Quem, desse lado, escreveu em diários durante a sua infância ou adolescência? Nós fomos grandes fãs! Confiamos em muitos destes cadernos as nossas inseguranças, os namoricos, as vitórias e os sonhos. Contudo, depois, crescemos e a magia de escrever desvaneceu-se… Até que surgem os bullet jornal e a paixão pela escrita renasce! Ficamos curiosas com a prática do journaling e o resultado é este artigo em que explicamos o que é e o porquê de te aconselharmos a que o faças! 

 

O que é o journaling? 

Primeiramente, o journaling é uma prática idêntica à escrita num diário. Ou seja, anotamos acontecimentos, registamos pensamentos e sonhos, passamos para o papel as emoções e projetamos objetivos, entre outros. É uma ferramenta que nos ajuda a manter o bem-estar emocional. 

 

Como começar o journaling? 

Para começar não precisas de grande coisa. Afinal, a mensagem do journaling é exatamente essa: ser minimalista e simplista. Assim, basta teres um caderno, uma caneta e uns minutos do teu dia para criar um hábito que te ajudará a preservar a mente sã. Com a finalidade de refletires e escreveres sobre como te sentes, relatares o teu dia, anotares o porquê de estares grata ou ainda definires os objetivos dos próximos dias… O importante é que te deixes levar pela escrita e transformes tudo aquilo que tens em mente em palavras. 

 

Eventualmente, com o passar do tempo e com a vontade de tornar esta prática em algo diário, podes sempre investir num planner bullet jornal que é um caderno direcionado para o journaling. 

 

 

Quais os benefícios do journaling? 

Os benefícios do journaling são, efetivamente, imensos! Certamente que notarás melhorias significativas na tua saúde mental.

 

Redução do stress e da ansiedade 

Tal como a prática do ioga ou da meditação, o facto de praticares esta técnica ajuda a reduzir o stress e a ansiedade. Isto, porque és obrigada a estar focada e concentrada no momento da escrita, logo, a tua mente fica ocupada e num “mundo paralelo” àquele em que as preocupações e a responsabilidade assombram o teu dia-a-dia. 

 

Criatividade estimulada 

A escrita é uma arte e, como tal, desperta em ti a tua criatividade interior, permitindo que a mente se liberte. Além disso, o facto de saberes que, só tu podes ler o que é escrito, dá-te ainda mais confiança para que sejas totalmente transparente para com aquilo que escreves. 

 

Mais autoestima e confiança em ti própria graças ao journaling 

Escrever sobre ti própria ajuda a que te descubras enquanto pessoa. Ou seja, refletir sobre os teus medos, os teus valores, o que desejas ou ainda a forma como te sentes é fundamental para a tua saúde e bem-estar. Serás capaz de compreender sinais do teu corpo e do teu mental que, possivelmente, anteriormente, não eras capaz de identificar. Lembra-te de que, uma das grandes vantagens do journaling é exatamente esta: o autoconhecimento e a confiança que ganhas em ti. 

 

Memória exercitada 

Dispensas algum do teu tempo diário a estimular o teu corpo, através de um treino físico, mas esqueces-te, totalmente, de fazer o mesmo pela tua memória? Este é um erro comum que devemos evitar! A fim de contrariar esta tendência, o journaling é uma boa opção! Isto, porque, ter a capacidade de voltar atrás no tempo, através da retrospeção, é um exercício que todas nós deveríamos fazer diariamente. São estes pequenos mecanismos que ajudam a estimular a nossa memória. 

 

Controle da inteligência emocional 

Sentes que as tuas emoções te levam a reações impulsivas? Se sim, temos uma boa notícia! O journaling ajuda-te a libertar essas mesmas emoções através da escrita. Desse modo, terás um maior autocontrole das tuas ações, sentindo que estás mais calma e mais segura de ti. De tal forma que serás menos impulsiva. 

 

Já és fã do journaling? A verdade é que a sua simplicidade e a possibilidade de a realizar em qualquer local e a qualquer hora tornam-na numa boa ferramenta para o nosso bem-estar emocional. Quer seja pela via de um caderno ou de um planner bullet, o nosso conselho é que a adotes no teu dia-a-dia. Temos a certeza de que, rapidamente, verás diferenças em ti! 

 

sokaho loja online loja lifestyle organização diária melhorar a tua organização planner cadernos calendário melhorar o teu dia a dia sokaho loja online loja lifestyle organização diária melhorar a tua organização planner cadernos calendário notebook sokaho loja online loja lifestyle organização diária melhorar a tua organização planner cadernos calendário planner sokaho loja online loja lifestyle organização diária melhorar a tua organização planner cadernos calendário

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *