portes grátis para as encomendas acima de 25 euros

EN FR PT
FACEBOOK INSTAGRAM

Guia de organização: atingir todos os teus objetivos 

A agitação do dia a dia faz com que nem sempre te recordes de todas as tarefas que tens de fazer. São pequenas tarefas que no turbilhão da rotina diária fazem com que os nossos níveis de ansiedade e stress aumentem. É aqui que o guia de organização entra em ação! Mas, em certos mundos, nem sempre reina a organização diária. Esta, é nada mais nada menos, que uma ferramenta fundamental a ter em conta em diversas situações do teu quotidiano. Assim, quando aplicada como um estilo de vida, vai facilitar imenso o teu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Procuras manter-te mais organizada na tua vida? Desperta toda a curiosidade que há em ti e continua a ler este guia de organização para pessoas como tu! Incríveis!  

 

guia de organização dicas organização conselhos organização melhorar organização diaria planner agenda

O melhor guia de organização para o teu dia a dia  

 

Um planner mensal pode ajudar-te  

O planner é uma ferramenta cada vez mais usada no contexto pessoal e profissional. Tradicionalmente, tem um formato muito semelhante a um caderno impresso e várias opções de organização, como um planner mensal e um planner diário.  

As vantagens em teres um planner são imensas, pois num único documento é possível reunir uma quantidade enorme de informações. É aqui que podes inserir todos os compromissos, datas, tarefas, projetos e objetivos a atingir a curto e longo prazo. Além disso, ao criares o hábito de registar no teu planner mensal toda a tua rotina diária, vais ter mais oportunidades para aumentar a tua produtividade, o que fortalece o teu desenvolvimento pessoal.  

 

Estabelece prioridades

Ficas muito confusa com aquilo que tens de fazer? Neste guia de organização, o ideal é separar todas as tarefas por ordem de relevância e urgência. Assim, consegues certificar-te que tudo o que é necessário fazer seja cumprido dentro dos prazos que defines. Nada vai aumentar melhor o teu desenvolvimento pessoal e produtividade que optares por efetuar as tarefas mais difíceis em primeiro lugar e de seguida as mais fáceis e menos relevantes. 

 

Ter uma agenda é essencial

Antes de tudo, é muito importante ter o controlo total de todas as tarefas diárias, para que assim te consigas organizar. Sendo assim, compromissos importantes ou até reuniões de trabalho devem ser sempre lembradas. Neste guia de organização recomendamos o uso de uma agenda para nunca te esqueceres de apontar aquilo que mais precisas. Com uma agenda semanal, vai ser mais fácil estabelecer uma rotina diária organizada e ter total controlo dos compromissos para que não aconteçam em simultâneo.  

Um método eficiente é fazer uma checklist com as tuas tarefas diárias e tudo o que deves fazer no próprio dia. Ao criares essa lista vais ter inúmeras vantagens, como por exemplo: 

 

Deixa de procrastinar  

Deixa fora dos teus planos pensar em colocar para depois as tuas tarefas diárias. Optar por deixar tudo para segundo plano vai fazer com que os teus níveis de stress e ansiedade aumentem. De certeza que não te queres sentir assim, desorientada, certo? Neste guia de organização, recomendamos que tentes terminar sempre todas as atividades que te propuseste a realizar. Pois, estar constantemente a adiar as tuas tarefas, vai fazer com que tudo se acumule e os prazos e tarefas urgentes vão ficar cada vez mais apertados. Além disso, a confusão vai instalar-se completamente. Daí a importância de um planner diário ou uma agenda semanal na tua vida.

 

 

Nunca te esqueças de ser pontual  

Ao chegares atrasada, para além de ser bastante incomodo, faz com que atrapalhes todas as atividades que tens programadas nesse dia. Aliada à organização está a pontualidade. O ideal é não perder mais tempo do que necessário ao efetuar uma tarefa simples, pois pode provocar desagrado a outras pessoas. Para além disso, também podes ficar desmotivada. Planeia sempre o teu dia para que chegues sempre a horas. Tendo em conta a tua rotina diária e até mesmo a demora no trânsito.  

 

Mantem a tua casa organizada com o guia de organização

Para uma mente organizada a tua casa também deve estar organizada. É neste espaço que o ambiente tem de ser o mais acolhedor possível, para que as boas energias se mantenham. Neste sentido, o ideal é criares também o hábito de organizar as tuas coisas nos locais certos, para que mais tarde não tenhas problemas em encontrá-las. As caixas organizadoras são ótimas para manter todas as divisões da casa organizadas, principalmente os quartos, cozinha e sala de estar. 

 

Reserva algum tempo para ti 

Esta é talvez a dica mais importante deste guia de organização! Deves pensar e tirar um tempo para ti, para ti e para ti. No meio de tantos compromissos e atividades, acabas por te esquecer de guardar tempo para ti. Dedica algumas horas ou até mesmo um dia completo para cuidares de ti e para te auto conectares.  

 

Dividir tarefas é fundamental  

É muito importante delegar funções e dividir tarefas em conjunto, porque não consegues fazer tudo sozinho. Ao organizares todos os teus compromissos mais importantes podes depois atribuir outros a pessoas que também possam cumpri-los. Não vais ficar tão sobrecarregada e de certeza que vai fazer com que o teu stress diminua e até partilhar outras experiências com pessoas. Tudo isto é fundamental para o teu crescimento, não só a nível profissional, mas também a nível pessoal.  

 

Estabelece objetivos a curto prazo  

Pensar e ter planos a longo prazo pode ser muito útil, mas mais essencial ainda, é nunca esqueceres de objetivos que possam ser concretizados a curto prazo. O guia de organização permite que tenhas a noção de que planear e cumprir com as tuas tarefas te conduz até ao sucesso. Por isso, esta etapa é essencial e de certeza que vai criar em ti um sentimento de motivação e satisfação enorme para querer fazer mais e melhor.  

O ideal é pensares num projeto a longo prazo construído por diversas etapas onde se juntam resultados a curto prazo. Daí a necessidade de te manteres cada vez mais preparada para todo esse processo quando estiveres a organizar-te.  

 

Graças a este guia de organização, sentes-te preparada para organizar todos esses pensamentos e manter todas as tuas tarefas e atividades no lugar? O desafio começa agora!  

Share:

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *