portes grátis para as encomendas acima de 25 euros

EN FR PT
FACEBOOK INSTAGRAM

Estilo de vida minimalista : 7 razões para o adotar

estilo de vida minimalista casa sokaho decoração

O minimalismo está em voga, é certo! Ganha cada vez mais seguidores e as pessoas que o praticam associam-lhe uma certa paz de espírito. Mas, em que consiste exatamente? E porque deves tu adotar este estilo de vida minimalista? Este artigo serve exatamente para trazer respostas às tuas questões!

 

O que é o minimalismo?

O minimalismo está associado à ideia de que menos é mais! Assim, seja em tua casa, nos bens que possuis ou na tua mentalidade, o objetivo é simplificar! Encontrar o equilíbrio certo entre aquilo que realmente precisas e aquilo que tens, de forma a melhorar o teu dia a dia. É, sem dúvida, um estilo de vida saudável ao qual, cada vez mais pessoas aderem, por sentirem, a longo prazo, os seus benefícios!

 

Porque deves adotar um estilo de vida minimalista?

Porque simplificar a tua vida é sinónimo de viver melhor! Mas, calma! Não precisas de começar a doar tudo aquilo que tens ou desligar-te das pessoas que te rodeiam. O facto de ser um dos estilos de vida saudáveis não passa por arruinares aquilo que foste alcançando ao longo dos anos. Apenas te pede que sejas mais ponderada e que reflitas mais sobre os teus atos e decisões. É uma forma de viver melhor através de hábitos de vida saudáveis que te trarão imensos benefícios. Queres descobrir sete dessas vantagens?

 

1. Melhorar a tua saúde mental

Nós somos o reflexo do ambiente em que nos inserimos. Ou seja, se pensares numa casa repleta de objetos, sem qualquer espaço clean, não te sentes automaticamente angustiada? Uma das melhores formas de cuidar de ti e do teu bem-estar psicológico, passa por viver num local que te transmita boas energias e tranquilidade. Não deves, de todo, sentir-te ansiosa por estar em casa e um estilo de vida minimalista aplicado no teu espaço pessoal é uma das soluções para que te sintas bem na tua própria casa.

 

 2. Dar asas à criatividade

Já reparaste que, quando estamos na praia ou no campo, a criatividade surge mais facilmente? Apercebeste-te de que locais simplistas contribuem para que a nossa imaginação flua? Pois bem, o minimalismo trará à tua vida isso mesmo: a capacidade de refletir melhor sobre as situações, de delinear as melhores estratégias e de encontrar ideias para aquilo que necessitas. A tua mente estará mais solta e isso ajudará a que a tua criatividade e imaginação se libertem, contribuindo para uma vida saudável e equilibrada. Iniciar uma atividade como a pintura ou a escrita num planner são pequenos gestos que te ajudarão a ver a vida de forma mais leve e natural.

 

3. Praticar o desapego e saborear a liberdade de um estilo de vida minimalista

Sabes aquela sensação boa de quem «limpa» o armário no final de cada estação, escolhendo as peças que guarda e aquelas que doa? Pois com este estilo de vida encontrarás muitas mais vezes essa sensação de plenitude! Isto, porque, praticar o desapego contribui para o bem-estar emocional, uma vez que, na maior parte das vezes, a ligação que temos a um objeto está, inclusive, associada a um sentimento. Lembra-te de que, quanto mais te apegas aos bens materiais, mais sobrecarregada a tua mente fica!

 

 

4. Limpar mais facilmente a casa

Esta é daquelas óbvias: quanto menos tralha tiveres em casa, mais facilmente a limparás. Assim, vais perder menos tempo a limpar os bibelôs que continuam naquela prateleira e que não têm qualquer utilidade. Ou seja, ganhas mais tempo para cuidar de ti e melhorar a tua organização pessoal.

 

5. Poupar dinheiro graças a um estilo de vida minimalista

Comprar menos é sinónimo de poupança, certo? Ora, este é um dos benefícios desta prática de estilo de vida saudável que, a longo prazo, mais irás saborear. Isto porque, aperceberes-te de que diminuíste os gastos em compras não essenciais é maravilhoso! Um dos melhores hábitos de vida saudável que podes ter é o de chegares ao final do mês sem dívidas e sem a culpa de teres gasto dinheiro naquilo que não devias.

 

 6. Concentra-te naquilo que é realmente importante

Mais do que os bens materiais, o que de mais essencial tens na vida são as pessoas e as experiências que vives. Ou seja, a tua família e os teus amigos são aqueles que mais merecem a tua atenção. Por isso, não dispenses energia naquilo que não vale a pena! Deixa de lado aquele vestido que te vai custar «os olhos da cara» e aproveita esse dinheiro para passear com os teus. Conhece novos locais, aproveita o tempo com eles, vive de forma intensa e cria memórias. Este é um dos melhores ensinamentos que podes tirar deste estilo de vida minimalista.

 

7. Melhorar a tua saúde

Sabes aquela questão que já te colocaste umas quantas vezes sobre «como melhorar o teu dia?». Pois a resposta mais acertada passa por melhorar a tua saúde! Isto porque, sem ela, dificilmente, estarás bem! Ora, um estilo de vida saudável em que evitas o stress e te centras no essencial e no minimalismo são opções maravilhosas que contribuem para o teu bem-estar!

 

Em suma, mais do que tudo, um estilo de vida minimalista exige que reflitas sobre as tuas prioridades. Sobre aquilo que queres – e essencialmente precisas – alcançar para ser feliz! Nem sempre comprar aquele carro será a decisão que te trará mais felicidade. Isto, porque, por vezes, são pequenos gestos, mais simples, que te trarão conforto e a certeza de que estás a criar a melhor versão de ti própria. É nesses atos que te deves focar. Naquilo que te é, realmente, importante e te ajudará a viver melhor.

 

estilo de vida minimalista casa sokaho decoração ideias de decoração estilos casaestilo de vida minimalista casa sokaho decoração ideias de decoração estilos casa decoracao de sonhosestilo de vida minimalista casa sokaho decoração ideias de decoração estilos casa decoracao de sonhos vida minimalistaestilo de vida minimalista casa sokaho decoração ideias de decoração estilos casa decoracao de sonhos vida minimalista loja decoração porto

Share:

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *