Sokaho

Entrega gratuita a partir de 25€
Transporte rápido em toda a Europa

EN FR PT

EN FR PT

Entrega gratuita a partir de 25€
Transporte rápido em toda a Europa

10 Dicas aprovadas por dermatologistas para hidratar a pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo e devemos fazer tudo que está ao nosso alcance para a manter saudável. Toda a gente precisa de hidratar a pele, pois uma pela desidratada pode ficar opaca, tensa e inflamada. Todavia, a longo prazo, pode levar a um envelhecimento prematuro, flacidez e rugas.

Além disso, a humidade desempenha um papel vital na função de barreira protetora da pele, umas das funções mais importantes do órgão. Sem ela, a pele fica desprotegida dos agressores externos.

No entanto, a boa notícia é que é muito fácil manter a pele hidratada, especialmente se vários métodos forem combinados.

10 Dicas para hidratar a pele de forma ideal

1. Usa um limpador suave

 

É normal que queiras um limpador eficaz para te ajudar a remover a maquilhagem, o excesso de óleo e os resíduos diários. No entanto, muitas vezes exagera-se, e acaba-se por se remover demais os óleos naturais, o que resulta numa pele seca. Em vez disso, opta por lavagens suaves que protegem a tua barreira e ao mesmo tempo, ajudam a remover as partículas em suspensão no final do dia.

Se tens uma pele muito seca, podes até considerar saltar a lavagem do rosto pela manhã, borrifando-o apenas com água antes de aplicares as loções diárias. No entanto, à noite a lavagem é fundamental, para que os poros fiquem desimpedidos, evitantando os danos dos radicais livres.

2. Usa uma essência hidratante

 

Além dos tônicos da velha guarda à base de álcool (que podem secar bastante a pele), hoje em dia existem fórmulas mais hidratantes. As opções de essência são infundidas com humectantes, óleos e outros emolientes para preservar e promover os níveis de hidratação da pele. Aloé vera, glicerina, ácido hialurônico e ceramidas são alguns dos ingredientes hidratantes encontrados em essências que ajudam a hidratar a pele e a mantê-la equilibrada.

3. Aplica os produtos na pele húmida

 

Após a lavagem ou banho, é essencial secar o rosto e o corpo com a toalha e não esfregar ou puxar, afim de evitar danos na pele. No entanto, além disso, deixar a pele um pouco húmida pode ser o cenário ideal para os produtos hidratantes atuarem melhor. Pois, os produtos hidratantes como o ácido hialurônico e a glicerina, têm mais facilidade em reter a humidade se a mesma já existir.

 

 

4. Usa soros humectantes

 

Os soros humectantes são ótimas opções para pessoas com pele cronicamente seca. De modo geral, deves pensar neles como etapa de tratamento. Pois, estes soros são formulados com uma concentração mais elevada de ativos essenciais para hidratar a pele. Dessa forma, atraem e retêm a água na pele, ajudando-a a ficar mais flexível ao longo do dia.

Portanto, para aqueles cujo objetivo principal é a humidade, estes soros com ácido hialurônico e glicerina, podem ser a solução.

5. Prende tudo com um óleo

 

Para finalizar a rotina de cuidados, de forma a hidratar a pele, é essencial utilizar um óleo que prenda todos os hidratantes aplicados.

Os óleos não têm propriedades hidratantes inerentes, pois não contêm água. No entanto, quando usados sobre produtos à base de água, eles amplificam a sua eficácia, à medida que os protegem da evaporação. Os óleos de jojoba e argão costumam ser os mais benéficos para a pele, pois são leves e tendem a não obstruir os poros.

6. Toma suplementos hidratantes

 

A hidratação da pele tanto vem de fora para dentro como de dentro para fora. Sendo assim, existem muitos suplementos formulados para manter a pele hidratada, como é o caso das ceramidas.

As ceramidas são lípidos polares essenciais, que estão presentes nas células da pele de forma natural. Elas constituem a barreira entre o ambiente externo e o nosso corpo, retendo a humidade e protegendo a nossa pele de danos. Ou seja, se pensarmos na barreira da pele como uma parede de “tijolos e cimento”, as ceramidas são o cimento que mantem tudo unido. Dessa forma, elas desempenham um papel essencial para manter a pele hidratada, brilhante e jovem.

7. Aplica um serum de noite regularmente

 

A pele fica mais permeável à noite, o que funciona de duas maneiras. Em primeiro, significa que pode perder água com mais facilidade, pois a humidade da pele evapora no ar (transepidérmica). Em segundo e em contrapartida, também significa que os ativos podem penetrar na pele para fazerem o seu trabalho com mais facilidade.

É por este motivo que as pessoas devem aplicar os seus ativos mais potentes à noite. E, aplicar um serum de noite, pode ser o tratamento ideal para quem tem uma pele seca e opaca.

 

sokaho prendas dia da mulher beleza

8. Baixa a temperatura da água

 

A utilização de água quente, como em chuveiros de vapor, tem a incrível capacidade de retirar da pele os seus óleos e lipídios naturais, roubando assim, o seu sistema de defesa natural. Além disso, a água quente evapora mais rápido, o que dificulta conservar a humidade após a lavagem.

9. Bebe a dose diária de água

 

Muitas vezes ouvimos, que o segredo para a aparência permanentemente bonita das celebridades, é beber água. No entanto, embora beber água ajude, a maioria das celebridades têm um pouco mais de ajuda, como cuidados de pele. Isto graças aos dermatologistas e cuidados de primeira linha.

Beber água não vai reverter o relógio em dez anos, mas fazer isso de forma consistente melhora a aparência da pele. Na verdade, estudos têm demonstrado que obter a quantidade de água recomendada para o corpo aumenta a camada dérmica, tornando a pele mais hidratada.

10. Pratica uma dieta balanceada

 

Se desejas uma pele hidratada e carnuda, deves garantir que comes alimentos hidratantes ricos em água, gordura e antioxidantes. Estas propriedades são essenciais para a saúde da pele. Todavia, muitos destes alimentos podem já estar inseridos na nossa dieta, como por exemplo frutas. No entanto, sempre que te sintas a pele um pouco mais seca que o habitual, considera aumentar a ingestão destes alimentos.

 

Certamente vai gostar

Visite nossa loja

Também podes gostar