Sokaho

Entrega gratuita a partir de 25€
Transporte rápido em toda a Europa

EN FR PT

EN FR PT

Entrega gratuita a partir de 25€
Transporte rápido em toda a Europa

Como gerir o dinheiro? As 4 melhores dicas

sokaho como gerir o dinheiro finanças pessoais melhores dicas pupar investir controlar finanças creditos apontar todas as despesas gastos

Como adultos responsáveis, temos o dever de saber como gerir o dinheiro e as finanças pessoais. No entanto, nem sempre é uma tarefa simples. Ainda existem muitas pessoas a viver ordenado a ordenado, o que em caso de emergência pode ser assustador.

Por vezes, o truque não é uma mudança radical na forma como se lida com as finanças, isso pode ser demasiado bruto. Mas sim, pequenos passos e mudanças mínimas que podem fazer uma grande diferença no final do mês e do ano.

Hoje, neste artigo, vamos mostrar-te algumas dicas e formas para gerir o dinheiro da melhor forma e tirar partido disso. Com estas boas práticas, de certeza que vais ser bem sucedida na tua gestão de finanças pessoais.

 

sokaho como gerir o dinheiro finanças pessoais melhores dicas pupar investir controlar finanças creditos apontar todas as despesas gastos

 

As 4 melhores dicas para gerir o dinheiro

 

1. Desafio de um mês sem compras 

 

Este é um ótimo truque para se iniciar o processo de poupança e colocar de forma automática algum dinheiro de lado. Todavia, o desafio passa por poupar todo o dinheiro além das despesas necessárias, como as contas de casa, alimentação e transportes.

No entanto, tentar controlar todos os impulsos para gastar dinheiro em coisas realmente desnecessárias pode tornar-se bastante difícil. A força de vontade tem que ser a chave em todo este desafio.

Adicionalmente, para que possas ter uma noção do quanto podes poupar com este desafio, adota um caderno para as tuas finanças pessoais e anota todos os gastos durante o mês, até as coisas mais pequenas. Além disso, podes também fazer um orçamento do que pretendes ou achas que vais gastar durante todo o mês, e assim, perceber em que pontos podes poupar para meses futuros.

Pode parecer bastante complicado, mas no final, acredita que é bastante recompensador! 

 

2. Colocar dinheiro de parte todos os meses 

 

“Grão a grão, enche a galinha o papo”,  e neste caso, podemos encher num instante o porquinho mealheiro sem grande esforço. O que ao final do mês pode fazer uma grande e real diferença.

Existem inúmeras formas para poupar todos os meses. Por exemplo, podes adotar o hábito de depositar num mealheiro as moedas que te sobram todos os dias. Alguns dias até pode não te sobrar nada, mas noutros até poderás depositar mais do que uma ou duas moedas. Além de ser útil e resultar numa poupança significativa ao final de cada mês, é também uma ótima forma de disciplina.

Outra ótima forma de poupar pouco a pouco todos os meses é criar um processo automático no banco. Como criar uma conta poupança onde colocas todos os meses uma quantidade específica de dinheiro. Dessa forma, ao fim de algum tempo, terás dinheiro suficiente de lado para qualquer dia de chuva que apareça.

 

 

 

3. Evitar o uso de créditos

 

Os cartões de crédito podem ser muito úteis, no entanto, também podem ser igualmente bastante perigosos. Pois, devido à sua facilidade de uso, pode fazer com que a tentação seja maior e que os pagamentos mensais sejam mais elevados. Ao passo que, fazer gastos apenas quando se tem dinheiro disponível é muito mais seguro e controlado.

Esta é também uma ótima forma de autodisciplina, comprar apenas quando se pode. Além disso, para evitar ainda mais gastos, opta por carregar contigo apenas dinheiro suficiente para o que pretendes fazer.

 

4. Apontar todas as despesas 

 

A melhor forma de iniciar um bom plano de gestão de finanças pessoais é apontar todas as despesas, sejam elas grandes ou pequenas. Pois, este exercício vai ajudar-te a ter noção dos gastos que fazes e, a partir daí, ver o que realmente não é necessário.

Ao final de algum tempo, vais perceber que a quantidade de dinheiro que consegues cortar e poupar, pode fazer uma diferença tremenda no fim do mês e do ano. No entanto, caso não te sintas à vontade em escrever todas as tuas despesas, existem aplicações de smartphone que te ajudam a organizar as despesas de forma automática.

Esperamos que o conteúdo deste artigo tenha sido útil para ti. Deixa-nos a tua opinião!

 

Certamente vai gostar

Visite nossa loja

Também podes gostar