Sokaho

Entrega gratuita a partir de 25€
Transporte rápido em toda a Europa

EN FR PT

EN FR PT

Entrega gratuita a partir de 25€
Transporte rápido em toda a Europa

Como criar um blog de sucesso em 2022?

sokaho como criar um blog comunicar escrever blogging ler lançar blog dicas inspiraçoes nicho dominio site wordpress post artigos seo blog de sucesso

A criação de um blog pode ser algo que nos ajuda a comunicar com o nosso interior ao mesmo tempo que pode ajudar a melhorar o nosso bem-estar emocional. Principalmente, quando adoramos a escrita e a leitura. Porém, é essencial saber como criar um blog à nossa imagem, pois será um espelho de todas as nossas emoções.

Hoje em dia, não é necessário muito para lançar um blog. Na verdade, tenho a certeza que o consegues fazer num simples fim de semana. Segue os cinco passos que que te vamos mostrar de seguida e cria o teu blog ideal.

 

sokaho como criar um blog comunicar escrever blogging ler lançar blog dicas inspiraçoes nicho dominio site wordpress post artigos seo blog de sucesso

Como criar um blog em 5 etapas?

1. Escolhe o teu nicho

 

Antes de começares a construir o teu blog e a escrever os teus artigos, limita-te a uma área específica. Para isso, questiona-te sobre os temas que mais gostas, o que queres escrever e onde achas que poderás acrescentar valor.

Caso não consigas identificar o público em que te queres concentrar, pega num papel em branco e reserva alguns minutos para escrever tudo que te interessa. Aponta mesmo tudo que vier ao teu pensamento. De seguida, examina a lista e pensa em cada item que apontaste.

  • Porque tens interesse nesse tema?
  • O que te atraiu?
  • Quais as tuas opiniões sobre isso?
  • Queres aprofundar o teu conhecimento sobre esse tema?

 

No entanto, lembra-te que também podes combinar áreas de interesse. Por exemplo, podes escrever sobre viagens e moda, focando os artigos principais nas tendências e moda de certos países, no que levar de viagem e na roupa a vestir.

Além disso, também é útil reconhecer que o público do teu blog não precisa permanecer o mesmo para sempre. Ao passo que, podes começar por escrever sobre um tema e à medida que avanças, podes alterar a tua direção. Essa é uma grande vantagem de escolher um nicho inicial, oferece-te um roteiro sólido por onde começar, à medida que guia todo o teu percurso.

2. Protege o teu domínio e constrói um site

 

É nesta segunda etapa de como criar um blog de sucesso que vem a parte divertida. Depois de identificares o teu nicho, é hora de escolher o nome e o modelo do teu blog. É fácil ficar preso em agonia sobre qual nome escolher. Mas, o nosso conselho é que o mantenhas simples. Ao escolher um nome, tem em mente os seguintes pontos:

  • Verifica se o domínio para esse nome está disponível.
  • Verifica se o nome está disponível em todas as redes sociais necessárias.
  • Faz uma pesquisa para garantir que não existe outro blog com um nome semelhante.

 

Assim que encontres o nome ideal para o teu blog, começa a hora de projetar o site. Existem muitas plataformas que te podem ajudar. Porém, nós usamos e recomendamos o WordPress, porque além de todas as especificações, é muito prático e intuitivo.

O nicho que escolheste no ponto anterior vai ajudar-te a determinar o design em que o teu site se deve concentrar. Por exemplo, se escreveres artigos longos, é importante que escolhas um modelo fácil de navegar, ler, explorar e que não seja muito pesado em imagens. Por outro lado, se forem mais específicos, como por exemplo um blog de receitas ou sobre o teu estilo de vida, certamente vais desejar um modelo mais amigável à imagem e com espaço para adicionar links.

O WordPress oferece vários modelos pré-criados com conteúdo de demonstração para te ajudar a ver o resultado final do teu site.

 

Dica Pro:

Não te prendas demasiado a modificar o design inicial. Começa com a base original do tema e à medida que o blog for crescendo, então modifica aos poucos e à tua maneira. Porém, os modelos já estão tão bem construídos que essas modificações tornam-se desnecessárias.

3. Escreve os teus primeiros posts

 

Depois de criar toda a estrutura do blog, está na hora de começares a escrever os posts. Ao passo que, é importante escreveres diretamente na plataforma, de modo a que consigas testar como eles ficam quando colocas imagens e textos explicativos.

À medida que escreves os teus artigos, lembra-te sempre dos teus leitores alvo:

  • O que eles procuram?
  • O que eles esperam encontrar nesse artigo?

 

Pensar nessas perguntas quando escreves os artigos vai fazer com que apresentes as informações úteis e esperadas pelos teus leitores.

A nível de design, usa sempre uma hierarquia visual para organizar o layout dos teus posts. Certamente, já entraste num site ou blog, viste um enorme bloco de texto e saíste sem sequer ler uma palavra. Pois bem, é exatamente o oposto que pretendes.

Qualquer plataforma possui uma hierarquia de texto integrada. Então, tudo que precisas de fazer é rotular o texto que desejas aumentar. Como por exemplo, todas as categorias de títulos, desde o título 1 ao título 4, com base no tamanho desejado. Além disso, divide o teu texto com frases para chamar a atenção do leitor e coloca dicas importantes a negrito.

4. Otimiza o SEO

 

Depois de teres pelo menos cinco posts prontos, é claro que vais querer garantir que os leitores cheguem ao teu novo blog. Para isso, precisas de otimizar o SEO para aproveitares qualquer pesquisa orgânica do Google para o teu tópico.

Os principais recursos SEO para blogs incluem:

  • Palavra-chave principal: Esta palavra é o foco do teu conteúdo e a base principal de todo o teu post. Deves referi-la de forma constante e focar também em palavras e tópicos que estejam ao seu redor.

 

  • Título: O título SEO é a primeira coisa que o leitor vê quando pesquisa no motor de busca. Sendo assim, é essencial que seja chamativo e que contenha a palavra-chave principal.

 

  • Descrição: A descrição é o primeiro texto apresentado ao leitor antes de abrir a página. Ou seja, é um breve briefing sobre o conteúdo que vai encontrar no post. Além de dever conter a palavra-chave principal, é também importante que seja explícito e cativante.

5. Lançar

 

Esta é a tão esperada etapa final de como criar um blog de sucesso. Pois, agora que os teus posts estão prontos e o SEO otimizado, já estás pronto para lançar o teu blog com sucesso. Anuncia o lançamento nas redes sociais para deixar os leitores empolgados e garante sinceridade sobre a programação das publicações, para que eles saibam quando podem encontrar novo conteúdo.

Uma boa dica é acompanhar a forma como o público responde às publicações e quais têm maior resposta. Assim, vais conseguir estabelecer a melhor altura para publicar, como também, os assuntos e temas que mais cativam os teus leitores.

À medida que o teu blog cresce, mais dados terás para utilizar em novas publicações. E assim, torná-las mais interessantes e mais úteis para o teu público.

 

Certamente vai gostar

Visite nossa loja

Também podes gostar